quarta-feira, 20 de março de 2013

Vercillo em entrevista antes do show de Niterói (16 de Março)


Cantor e compositor conta que nova vinda à cidade é uma oportunidade e tanto para reunir duas coisas que fazem bem a ele: a música e o mar. Apresentação será no Bar do Meio
Foto: Vinicius Lima

Por: Rodrigo Mendonça e Suzana Moura 16/03/2013

Jorge Vercillo é assim: vê poesia em tudo o que gosta e admira. Foi dessa forma que o cantor definiu sua nova visita a Niterói, dessa vez profissionalmente, onde se apresenta neste sábado à noite, às 22 horas, no Bar do Meio, em Piratininga. “Gosto muito de cantar na cidade, o público é animado e muito receptivo”, comenta Vercillo.
O cantor e compositor conta que esta nova vinda à cidade é uma oportunidade e tanto para reunir duas coisas que fazem bem a ele: a música e o mar.
“Todo lugar que tem mar me encanta”, diz o cantor.
Já a música, sua outra paixão, entrou bem cedo em sua vida. Desde os 15 anos de idade, quando começou a se apresentar nos bares cariocas e por onde passou, timidamente, até se tornar um dos mais requisitados compositores - e depois cantor - do País.
Quanto ao seu retorno a Niterói para mais uma apresentação, ele mostra a sua preocupação e interesse por questões ambientais e está otimista quanto aos novos rumos da cidade.
“Vejo Niterói, Camboinhas, Piratininga e Itaipu como lindos balneários que agora podem ter uma recuperação e limpeza em suas águas e também nas margens. Essa melhora só influencia positivamente na qualidade de vida dos moradores da cidade e valoriza ainda mais o belo lugar que é a região”, fala otimista, em um momento onde a Prefeitura da cidade anunciou recentemente um projeto para despoluir as praias que formam a enseada de Jurujuba, conhecidas por serem um dos mais belos cartões-postais de Niterói.
A trajetória de Vercillo não foge à regra de tantos outros cantores que só foram conhecer o sucesso após terem suas canções gravadas por outros intérpretes, como Erasmo Carlos e Jorge Aragão, este último catapultado à fama graças a um sucesso de Vercillo. Em 1993, ano de estreia do primeiro álbum do cantor, ele então viu a enorme repercussão de uma música sua na voz de outro artista. Nesse caso, Maurício Mattar, que dava um tempo na telinha para se aventurar na carreira de cantor, emplacando o sucesso Encontro das Águas, de autoria sua com Jota Maranhão, redescoberta mais de uma década depois por outros cantores da MPB.
Sem lançar um disco novo desde 2011, ano do álbum Como Diria Blavatsky, que teve os sucessos Sensível Demais e Memória do Prazer, Jorge, depois de relembrar seu último trabalho de estúdio, explica como será o show de logo mais no Bar do Meio.
“Me agrada sempre experimentar sonoridades novas. Me apresentarei em um formato diferente, sem abandonar os grandes sucessos”, explica o artista, que instiga o público. “O repertório virá mais atual, com uma prévia do que vem no meu novo DVD, que será lançado em abril ou maio”.
Parceiro de outros renomados compositores como Ana Carolina, Flávio Venturini, Dudu Falcão e Marcos Valle, Vercillo, que agora adotou mais um ‘l’ em seu sobrenome original, está em ótima fase. O artista já viu suas composições nas vozes de outros grandes cantores como Caetano Veloso, Djavan, Maria Bethânia e também com a própria Ana Carolina. Multifacetado, ele hoje acumula mais de uma dezena de álbuns, entre inéditos, coletâneas e versões ao vivo, e alguns DVDs.
Já consagrado somente como cantor e não mais como compositor para grandes artistas, Jorge firmou-se como um dos mais pedidos nas rádios e rei de vendagem de CDs com canções próprias como Que Nem Maré, Leve, Signo de Ar, Homem-Aranha, Deve Ser, entre outras, onde o público pode finalmente se encontrar com um Jorge Vercillo com muita propriedade no que faz, além de muito carisma e um indiscutível talento na arte de compor e interpretar.
Do palco para a telinha
Não satisfeito com seu sucesso nos palcos, Vercillo começou o ano de 2013 cheio de ideias. Ele é o idealizador do programa Compositores Unidos. Feito direto da casa do cantor, o programa vai ao ar todos os sábados, às 21h30, pelo Canal Brasil, e é apresentado pelo próprio Jorge e por seu parceiro Dudu Falcão.
A ideia do projeto surgiu a partir de reuniões que o cantor fazia regularmente em sua casa, seja para conversar e ou mesmo para uma das coisas que ele mais gosta: cantar. Jorge então decidiu colocar em prática o projeto, que reúne em clima de sarau diversos músicos, alguns consagrados, para tocar ou simplesmente conversar. Com um ar intimista, o programa traz à tona, e relembra, grandes sucessos.
A cada encontro, uma respeitada seleção de convidados marca presença junto com Jorge para dar um sabor especial à atração. Já passaram pela varanda do cantor, onde normalmente acontecem as reuniões musicais, nomes respeitados da MPB como Roberto Menescal, Angela Ro Ro, Verônica Sabino, Leny Andrade, Altay Veloso, Fatima Guedes, Totonho Villeroy, Nina Jo, Nico Rezende e Luiza Possi.
Neste sábado, dia do show de Vercillo em Niterói, o programa receberá o cantor e compositor Oswaldo Montenegro. Nas próximas semanas, Jorge Vercillo receberá em sua casa o grupo Roupa Nova, além de outros convidados. 
No show de hoje à noite no Bar do Meio, o público também vai poder conferir, Face de Narciso, canção inédita de Vercillo e que está na trilha sonora da novela Flor do Caribe, trama que estreou essa semana na Rede Globo. Sobre a música, Jorge explica a letra, que questiona o amor romântico, o amor de posse, que mais se aproxima ao nosso egocentrismo.
“Por trás da suavidade de algumas músicas, gosto de questionar e propor algo para o futuro” finaliza o cantor, que promete momentos de romantismo e muita alegria no show de logo mais em Niterói.

Um comentário:

  1. É Bia ELE É O CARA !!! SABE MUITO e ESCOLHE BEM Um beijo Pedro Pugliese

    ResponderExcluir

gostou? comenta aí!! bjos!