quinta-feira, 5 de julho de 2012

Entrevista Jorge Vercillo - Site Informação Salvador

Em entrevista, Jorge Vercillo também falou dos lugares de Salvador que mais lhe trazem boas lembranças e revelou uma grande novidade para o segundo semestre de 2012. Quando questionado sobre o que menos o agrada atualmente na música brasileira, ele desabafou e propôs o lançamento de uma campanha a favor da música de qualidade. “Estão idiotizando uma geração de jovens que tem tudo para ser fantástica.” O final da entrevista conta com algumas curiosidades sobre o cantor. Não deixe de conferir o papo e garantir seu ingresso.

InformAção Salvador (I.S) - Nono e atual disco de estúdio, “Como diria Blavatsky” foi inspirado em uma obra da filósofa e teóloga russa Helena Blavatsky (cofundadora da Sociedade Teosófica). Qual a ligação entre as ideias teosóficas modernas e seu pensamento como artista e cidadão?
Jorge Vercillo (J.V) -
A visāo mais ampla de uma só humanidade, hoje é assim que vejo a mim e o próximo. A maioria de nossos problemas acabará quando percebermos literalmente que TODOS NÓS SOMOS UM. 

I.S - “Como diria Blavatsky” foi lançado ano passado com o seu próprio selo (Leve). De qual forma essa nova fase contribuiu com a produção do disco?
J.V -
Tenho mais dinâmica. Um selo pode ter mais fluidez e o foco específico em poucos produtos de cada vez, mudando paradigmas e conceitos obsoletos, ao contrário das grandes  gravadoras que necessitam comercializar e divulgar dezenas de CDs e DVDs ao mesmo tempo para agonizantemente sobreviver.  No entanto, sou muito grato a todo apoio que recebi da Sony Music e da EMI por mais de 10 anos. Acredito que se eles conseguirem um download barato, seguro e fácil para o consumidor, em médio ou longo prazo, as gravadoras terão condições de crescer e voltar a investir em novos talentos para que a cultura continue a evoluir. 


Fotos: Washington Possato

I.S - Como foi a sua primeira experiência em turnê internacional e o que mais lhe impressionou na passagem pela Europa em maio deste ano?
J.V -
O que mais me encantou foi Veneza, (rs) mas o respeito e admiração que os europeus têm pelo Brasil como uma nova potência pacífica me entusiasma! No entanto, tem muita gente planejando voltar como se nāo houvesse problemas aqui. Acho que o mundo está se equiparando.

I.S - Várias músicas do seu trabalho já estiveram em trilha sonora de novelas. A mais recente foi “Memórias do Prazer” em Fina Estampa (TV Globo). Como você avalia a importância de ter uma música inserida nesse gênero televisivo?
J.V -
O que acontece é que quando lançamos um CD, os produtores e diretores musicais recebem e eles ouvem e escolhem. Geralmente, nas novelas, se evidencia esse meu lado mais intimista e lírico das canções de MPB como essa da novela "Memória do Prazer, "Fênix", "Devaneio, ”Deve Ser" da novela "Viver a Vida", etc.

       

I.S - O que menos lhe agrada atualmente na música brasileira e o que você acha que precisa mudar nessa cena para que novos talentos tenham a oportunidade de mostrar o trabalho deles?J.V - A maior dificuldade da música atual é do PÉSSIMO nível musical que pessoas menos atentas andam consumindo! Isso prejudica a todos!
Estão IDIOTIZANDO uma geração de jovens que tem tudo pra ser FANTÁSTICA. 

Por isso lancemos a campanha: VIVA MÚSICA BOA!!

Pode ser axé, samba, sertanejo, rock ou MPB, mas que tenha conteúdo!!  Você merece ouvir algo melhor e menos repetitivo!! Tomemos cuidado para não regredirmos do Homo Sapiens-Sapiens para o Homo-Australopitecus (rs). Parece que todos nós estamos reféns do lucro e dessa neurose coletiva que se chama "índice de audiência". Quando o programador de rádio ou de TV só aposta em música pobre, ele está subestimando o seu público e passa um recado: “Aqui se faz qualquer coisa por dinheiro!” 

Quando o ser humano subestima o próximo, ele subestima a si mesmo.
I.S - A turnê atual chegará a Salvador em julho para duas apresentações (12 e 13/07) no Teatro Castro Alves (TCA) e depois seguirá para mais 4 cidades baianas (Vitória da Conquista, Guanambi, Barreiras e Bom Jesus da Lapa). Qual a sua expectativa para essa passagem pela Bahia?J.V - Estou muito motivado em cantar pelo estado em tantos lugares distintos. O show no TCA será mais calcado no repertório do disco novo, embora com alguns hits de outras fases, já os shows em Praça Pública terão um repertório mais adequado para a ocasião.


I.S - A canção “Coragem”, escrita em parceria com Dona Canô, pode aparecer no repertório do show de alguma dessas cidades baianas?J.V - Pode ser, boa idéia! Esse samba foi uma homenagem que fiz a ela (D. Canô) e é um protesto contra a cultura do medo e a manipulação das massas.
I.S - Qual o local de Salvador que mais lhe traz boas lembranças? Por quê?J.V - Ah, sāo muitos! Arembepe, Praia do Forte, Santo Amaro, Abaeté, Farol da Barra, etc... Lembro que em 2002 estava lançando "Que nem Maré", cheguei no hotel e a primeira coisa que fiz foi procurar um baba (futebol) na praia de Itapuā com uma garotada desconhecida pra jogar (rs).


I.S - Quais os planos e as novidades para o segundo semestre de 2012?J.V - Estou começando a gravar um programa de música na TV. A ideia é abrir o máximo de espaço possível pra música de qualidade no Brasil.


Um pouco mais sobre Jorge Vercillo

Música preferida: Luz do Sol (Caetano)

Momento inesquecível: Com a família na Costa do Sauípe

Comida que mais gosta:  Moqueca de Camarāo

Sonho de consumo: Uma casa em Veneza

Se não fosse músico, seria: Escritor

Cidade preferida: Rio de Janeiro

Um ator (ou atriz): Marco Nanini e Claudia Abreu

Um livro: Conversando com Deus de Neale Donald Wash

Daria nota 0: Detran RJ

Daria nota 10: Jandira Feghalli

Um motivo de orgulho: Meus fās


Foto: Leonardo Aversa

AGENDA – BAHIA

12/07 – Salvador - Teatro Catro Alves 13/07 – Salvador - Teatro Castro Alves
14/07 –
Vit. da Conquista - Miraflores
27/07 –
Guanambi28/07 – Barreiras - Bartira Fest
29/07 –
Bom Jesus da Lapa - AABB

Site: www.jorgevercillo.com.br
Twitter: @jorge_vercillo
Facebook: /jorgevercillo


Agradecimentos:Ana Paula Romeiro
Jorge Vercillo

 

Fonte: http://www.jornalinformacao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

gostou? comenta aí!! bjos!