Atenção, fãs de Jorge Vercillo! A JBFM vai sortear ingressos para o show do cantor, que acontece no dia 11 de maio no Vivo Rio. Jorge Vercillo escolheu o cenário do Nordeste para gravar um especial de TV para o Canal Brasil e registrou em Fortaleza o show “Luar de Sol” no ano passado. O projeto se transformou em CD e DVD, cujo resultado poderá ser conferido nessa apresentação. Para participar, basta responder a pergunta. Boa sorte! Para Participar: http://jbfm.ig.com.br/Promocao/Listar/1097/24-04-2013/jorge-vercillo
Cantor vai falar sobre seu novo trabalho, “Luar de Sol”, em uma entrevista exclusiva
Da Redação
No dia 9 de maio receberemos o cantor Jorge Vercillo às 4 da tarde. O artista vem aos estúdios da Transamérica Light para bater um papo com a gente e falar sobre o seu novo trabalho, Luar de Sol, em uma entrevista exclusiva.
Além de acompanhar o programa, você também pode levar pra casa um violão autografado pelo cantor. Para participar é fácil, basta mandar um SMS para o número 49124 com a palavra VIOLAO mais o seu nome completo e a sua cidade (o custo por mensagem é de R$ 0,31 mais impostos).
No final do programa será divulgado o grande ganhador. Não perca, entrevista exclusiva e violão autografado do Jorge Vercillo é só aqui na Transamérica Light, a sua rádio onde você estiver!
Jorge Vercillo se apresenta no Dragão do Mar - Edimar Soares
Trabalhando na mudança de rótulo de “cantor romântico”, Jorge Vercillo lança o projeto Luar do Sol. O cantor apresenta novo projeto neste sábado, 27, no Dragão do Mar.
Assim como a personagem da canção “Ela Une Todas As Coisas”, Jorge Vercillo também se propõe a ser união do mais variados temas. “Tenho músicas que agradam ao público adolescente, como ‘Homem Aranha’, músicas para o público mais oba oba, como ‘Monalisa’, tem para o público homossexual com ‘Avesso’ e ainda para o público mais conceitual e intelectual... são várias faces de um só trabalho”.
Com quase 20 anos de carreira e mais de dez discos lançados, Vercillo desembarca em Fortaleza para apresentar o show Luar do Sol, do seu novo CD e DVD. O repertório que será apresentado neste sábado, 27, na Praça Verde do Dragão do Mar privilegia canções menos radiofônicas do cantor. “Luar de Sol mostra justamente meu lado mais brasileiro e mais nordestino, como a própria música ‘Luar do Sol’, toada bem nordestina; e ‘Homem Grande’, gravada com participação do Fagner e que conta história de pai e filho que se encontram no Cariri”, diz Jorge.
O projeto Luar de Sol surgiu a partir de um convite do Canal Brasil para que Jorge participasse de um especial de TV gravado no Ceará. O cantor apresentou o show no Theatro José de Alencar em setembro de 2012 e o especial deu origem ao CD e DVD com participação de nomes, como, Paulo Façanha, Edinho Vilas-Boas e a dupla Ítalo e Renno. No Canal Brasil, o cantor também participa do programa Compositores Unidos, idealizado por ele e por Dudu Falcão, e que reúne músicos brasileiros de vários estilos.
Entre os próximos planos de Vercillo, estão apresentações no Museu de Arte Moderna de Nova York, no segundo semestre de 2013, e shows em outras doze cidades norte-americanas. “O exterior é muito bacana, mas meu grande lance é tocar e viajar pelo Brasil. Me vejo como um ser universal, mas sem a necessidade de virar uma estrela internacional, pois, para isso, teria que violentar muito a minha música”.
Diversidade temática
Jorge Vercillo defende que sua música não precisa necessariamente falar de amor. “Eu fico muito incomodado quando falam que eu sou um cantor romântico, porque me nivelam a Fábio Junior, Roberto Carlos e Belo. Eles são grandes artistas, mas não tem nada a ver comigo.” Jorge investe agora em outros temas, que segundo ele, refletem melhor sua personalidade. “Eu sou um gozador, muito irreverente e estou o tempo todo transgredindo. Eu fiz um disco falando de Blavatsky que é tida como bruxa por muitos caretas, por exemplo, faço música falando de ET e falam que eu sou romântico”.
Apesar de fugir do rótulo romântico, Jorge continua compondo músicas que aborda o tema amor, trabalhado por ele de“várias maneiras diferentes”. O novo single “Face de Narciso”, que compõe a trilha sonora da novela Flor do Caribe, também fala de amor e, apesar de estar dentro de um projeto menos radiofônico, vem se destacando na grande mídia. “Apesar de tudo, as canções acabam sendo radiofônicas quando as pessoas assimilam e gostam. Eu vim agora de Salvador e lá ‘Face de Narciso’ está em segundo lugar nas rádios, a frente de muitas músicas do axé e do forró”.
Com músicas que falam de diversidade sexual, como “Avesso”, e religiosa, como “Verdade Oculta”, o cantor compra briga em defesa da liberdade de culto, credo e sexualidade. “Eu procuro bater muito de frente com esses dogmas mesquinhos e medíocres, pois a gente precisa se livrar e seguir o que Cristo verdadeiramente falava, ‘amai-vos uns aos outros’. Jorge crítica atuação de pastores, citando Marco Feliciano, e defende o livre-arbítrio para serem o que é. “Eu sou heterossexual, pai de dois meninos, e acredito que as pessoas já vêm prontas, com suas almas e escolhas, não é ninguém que influência em cima da sexualidade de ninguém”.
O cantor recebeu equipe do O POVO para entrevista em hotel que está hospedado em Fortaleza, segue abaixo trechos da entrevista com o cantor:
OP - Como começou sua relação com Fortaleza?
Jorge - Eu tocava no Rio e recebi a ligação de um jovem músico cearense chamado Paulo Façanha. Ele falou que era meu fã, tocava na noite minhas músicas, daí ele fez o contato para eu vir fazer um show em Fortaleza. Meu primeiro show foi para 200 pessoas, depois eu voltei e o público foi aumentando. Então, o Nordeste e, em especial, Fortaleza desde sempre foi muito importante para minha carreira.
OP - Em que momento você percebeu que era sucesso nacional?
Jorge - Descobri através das rádios, quando já tinha quatro músicas tocando em novela, mas ainda não tinha um público. Depois por meio de músicas como “Final Feliz”, “Que nem maré” e “Fênix" que me levaram também a fazer aqueles programas de televisão de grande mídia. Daí estourei também no Rio e São Paulo, pois já fazia sucesso no Nordeste.
OP - A que você atribui o sucesso primeiro no Nordeste?
Jorge - Acho que pela musicalidade, por o Nordeste ser mais aberto a artistas novos. Também pelas músicas em novelas, a “Encontro das Águas” tocou em Mulheres de Areia, “Praia Nua” em Tropicaliente, agora com “Faces de Narciso”, em Flor do Caribe, é a décima sexta música como tema de novela.
OP - Como surgiu o projeto Luar do Sol?
Jorge - Fui convidado pelo Canal Brasil, já estava fazendo o sarau Compositores Unidos com o Dudu Falcão e a emissora me propôs fazer esse show no Ceará para um especial de TV com eles justamente na região onde eu comecei a fazer sucesso. Com queria um repertório mais específico, optei por não fazer em um lugar grande, então gravei no Theatro José de Alencar. Daí o especial de TV virou também um DVD que está sendo lançado em maio, mas já estamos na turnê dele. Luar de Sol mostra justamente meu lado mais brasileiro e mais nordestino, como a própria música ‘Luar do Sol’, toada bem nordestina; e ‘Homem Grande’, gravada com participação do Fagner e que conta história de pai e filho que se encontram no Cariri”.
OP - Como é o trabalho em Compositores Unidos?
Jorge - Surgiu de Dudu Falcão e ele vem reunindo artistas nos estúdios. O programa junta tanto pessoas novas como pessoas que já fazem um trabalho bacana há um tempo. Daí o Canal Brasil comprou essa ideia para levar grandes nomes, como João Bosco e Milton Nascimento, Tico Santa Cruz, que é do rock, Jorge Aragão que é do samba. Tá sendo um êxito, mas ninguém está ganhando dinheiro com o projeto, tá todo mundo trabalhando por amor e tá valendo muito à pena. Eu o Dudu não somos apresentadores, somo anfitriões que estão ali na sala, tocando e conversando com os amigos.
OP – Você tem investido em músicas com temas mais profundos, não é?
Jorge - “Eu fico muito incomodado quando falam que eu sou um cantor romântico, porque me nivelam a Fábio Junior, Roberto Carlos e Belo. Eu adoro esses cantores, eles são grandes artistas, mas não tem nada a ver comigo. Eu sou um sacana, sou um gozador, sou irreverente, eu estou o tempo todo transgredindo. Eu fiz um disco falando de Blavatsky que é tida como bruxa por muitos caretas, fiz há 10 anos a música ‘Avesso” que fala de uma relação homossexual, eu faço música falando de ET e nego fala que eu sou romântico, acho que o pessoal está muito desatento”.
OP - Qual o seu diferencial para, mesmo com músicas “mais inteligentes”, conseguir espaço na grande mídia?
Jorge - Talvez a maneira de eu relatar as coisas traz uma estética. Eu sou um amante da beleza, tem um lirismo. A doçura das melodias, talvez até isso passe para as pessoas esse tal romantismo. Mas que não é um romantismo popularesco e sim um romantismo lírico. Também tem o lado das músicas dançantes, como “Que Nem Maré” e “Monalisa”, que fazem parte da minha influência Disco e da música pop. Tudo isso facilita, acho que existe o Jorge Vercillo de músicas dançantes e o Jorge das baladas românticas.
OP- Religião é um tema que vem nas suas canções, qual sua relação com as religiões?
Jorge- Geralmente eu não abordo religiões. Eu posso até citar, mas eu tento abordar espiritualidade. Uma coisa é fato, nós somos muito mais do que matéria e desde a primeira vez que tive uma experiência de projeção astral, que eu me vi fora do meu corpo enquanto eu estava dormindo e através disso veio meu envolvimento com a realidade extraterrestre, que traz muita sabedoria através de canalização de energia.
OP– Como é sua relação com essas outras espiritualidades?
Jorge - Nós precisamos estar preparados para chegada de seres humanoides com uma origem reptiliana, logo isso vai ser aceito pela ciência. É impossível que nesse universo da terceira dimensão, nós estejamos sozinhos aqui. A gente ainda não percebeu que tem muitas vidas em outras dimensões. Muitas religiões, na maioria, vem manipular a informação e a consciência das pessoas. Existem esse imbecis que se dizem pastores evangélicos que maltratam seus fiéis, que são de uma doçura e de uma fé com Cristo tão bonita, que eu vejo um crime de estelionato com eles. Eu procuro bater muito de frente com esses dogmas mesquinhos e medíocres que a gente precisa se livrar para seguir o que Cristo falava, “amai-vos uns aos outros”.
Serviço - Show de Jorge Vercillo
Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) - R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia)
Jorge Vercilo faz show sábado no Centro Dragão do Mar
Cantor carioca falou com o DIVIRTA-CE sobre a Lei do Direito
Autoral, ECAD, Marco Feliciano, preconceito, política, Copa do Mundo e outros
assuntos
Especial gravado no Teatro José de Alencar, do Canal Brasil,
“Luar de Sol”, será lançado em DVD no mês que vem
Jorge Vercillo
conversou com Felipe Muniz Palhano sobre essa nova turnê, o programa que
apresenta com Dudu Falcão no Canal Brasil, “Compositores Unidos” e outros
assuntos. O cantor carioca que tem uma legião de fãs em Fortaleza falou sobre
seu envolvimento com músicos cearenses e comentou até sobre Marco Feliciano,
preconceito, política, o Brasil na Copa. Jorge também comentou sobre a reforma
da Lei de Direito Autoral e sobre a situação atual do ECAD.
DIVIRTA-CE – No fim do ano passado você gravou um especial
do Canal Brasil aqui no Ceará que será lançado em DVD. Como será esse show de
sábado na Praça Verde do Centro Dragão do Mar? Terá o mesmo repertório?
JORGE VERCILLO – No teatro começávamos com “Acendeu” e “Rio
Delírio”, são duas músicas que eu vinha rodando o Brasil e abrindo os shows da
turnê “Como diria Blavatsky”, meu disco mais atual. O show agora está sendo
aberto de uma forma diferente.”Luar de Sol” tem um repertório que passeia pelas
músicas do DVD, mas tocamos também os sucessos antigos, canções do começo da
minha carreira. Está sendo uma experiência maravilhosa começar essa turnê pelo
nordeste.
DIVIRTA-CE – Como foi gravar o DVD no Teatro José de
Alencar?
JORGE VERCILLO – Esse DVD foi gravado no Teatro porque era
um repertório hermético, priorizando os
sucessos mais recentes como “Arco Íris”, “Me transformo em luar”, “Sensível
demais”. Não gravei no DVD sucessos antigos porque já tenho três DVDs gravados
com este formato. O show “Luar de Sol”, de sábado, traz todas as fases da minha
carreira, por isso escolhemos um lugar grande como a Praça Verde do Centro
Dragão do Mar. No DVD temos a participação do Balé Edisca, que faz aquele
trabalho social com jovens, dançando uma música minha meia valsa, meia clássica
chamada “Olhos de nunca mais”, parceria minha com o nordestino Bráulio Tavares,
paraibano. Além do show esse DVD traz quatro clipes: um é com a Edisca, outro é
a participação de Raimundo Fagner, na música “Homem Grande”, gravado em
Beberibe. A música fala sobre um encontro entre pai e filho que não se
conheciam – ele foi conhecer o pai já adulto e o encontro acontece em Juazeiro,
no Cariri. O Fagner participou do arranjo, harmonizando a música comigo,
sugeriu a levada de xote. Além de Fagner o DVD tem participações de outro
músicos do Ceará como Adelson Viana, Paulo Façanha, Ítalo e Renno, cantando
“Nos Espelhos”... “Luar de Sol” vai ser lançado em maio, e tem clipe também
feito no Cumbuco.
DIVIRTA-CE – Paulo
Façanha é um grande parceiro seu aqui desde o começo da sua carreira e você tem
um grande envolvimento com músicos daqui do Ceará. Como e desde quando começou
essa relação, você que é do Rio de Janeiro, carioca?
JORGE VERCILLO – Eu estava em casa no Rio de Janeiro, 1997
ou 96, e recebo a ligação de um cara chamado Paulo Façanha, um músico, da
noite, que conhecia minhas músicas tema de novela como “Praia nua”, “Encontro
das águas”, já era meu fã, e tinha uma loja de discos. Ele dizia que vendia
meus discos de dia, e tocava minhas músicas à noite. Eu morri de rir, achei que
era uma piada. Então fizemos a ponte para o primeiro show aqui no Absoluto Bar,
no Mirante. O Nordeste foi o primeiro local onde eu me descobri famoso. Vinha
para cá tocar para mais de cinco mil pessoas.
DIVIRTA-CE – Como você encara a receptividade de cada
público, do Nordeste, do Sudeste. Existem muitas diferenças?
JORGE VERCILLO – É claro que cada cidade tem uma
personalidade diferente, mas o Brasil, em se tratando de público, já está muito
equalizado. Eu sinto como cidadão que o nordestino é mais aberto para a vida,
não tem defesas. O nordestino tem uma simplicidade que me encanta. Talvez por
isso viemos gravar esse especial aqui. Talvez o Canal Brasil percebeu a
importância do Nordeste na minha carreira.
DIVIRTA-CE – Você também comanda no Canal Brasil um programa
de entrevistas. Como está sendo a experiência?
JORGE VERCILLO – Sou eu e Dudu Falcão, que inventou o
“Sarau”. Não somos entrevistadores, na verdade nós participamos, somos
anfitriões, reunimos vários músicos. Dudu é um dos grandes compositores dessa
nova safra, recordista em temas de novelas. Recebemos todos lá em casa, no
gramado, na sala, quando está chovendo... músicos maravilhosos como Carlos
Lira, Luis Melodia, Geraldo Azevedo, Tico Santa Cruz, Luisa Possi, Jorge
Aragão, Fátima Guedes, Flavio Venturini. São grupos de quatro, cinco pessoas,
que, começam a conversar, pegam o violão e começam a tocar. São registros
exclusivos, inéditos, que vão ficar para a história. O programa é exibido
sábado às 21h30, domingo às 11h da manhã, terça às 18h e quarta às 7h. Estou
adorando fazer o programa, dá um trabalho da p... Ninguém está ganhando algo
com isso, o Canal Brasil não ganha nada, nem o diretor, nem o Dudu, nem eu –
fazemos isso por amor a música. Fazemos por figuras como João Bosco, Milton
Nascimento que esteve lá recentemente, falando histórias de OVNIs, da amizade
dele com Ayrton Senna... são papos exclusivos!
DIVIRTA-CE – Você é um grande compositor, com diversos
sucessos, e deve estar acompanhando a reforma da Lei de Direito Autoral e a
situação do ECAD, que acaba de receber uma multa milionária por prática de
cartel. Qual a sua opinião sobre esses dois assuntos?
JORGE VERCILLO – O ECAD e suas associações tem alardeado que
o Ministério da Cultura quer acabar com o direito autoral e isso não é verdade.
Nós somos gratos aos funcionários do ECAD, que vem melhorando, é uma vitória.
Já é um órgão que funciona bem, mas o ECAD precisa de uma fiscalização e o
governo já vem percebendo isso. Existe um grupo de artistas que apóia o ECAD e
é contra o governo e outro grupo que acredita no novo projeto da Fundação
Getúlio Vargas, com apoio da ministra da cultura Marta Suplicy. Projeto este
que vem para manter o que funciona bem no ECAD e para melhorar o que ainda não
funciona bem, apenas isso. O principal é colocar todos os lados para conversar
para chegarmos a algumas conclusões em comum e para todos esses lados virarem um
lado só, a favor da música. O Ministério da Cultura está fazendo um projeto
onde os músicos poderão opinar nas leis, não será uma coisa arbitrária, contra
apenas alguns diretores do ECAD. Ao mesmo tempo queremos que todos do ECAD
estejam nisso, pois eles trabalham há 30 anos e sabem da parte prática melhor
que a gente. Ninguém é o dono da verdade absoluta. Costumo dizer que a verdade,
aqui neste planeta, é única, pessoal, individual e intransferível: cada um tem
a sua verdade pois vivemos nesse planeta que é relativo.
DIVIRTA-CE – Jorge, vivemos uma “guerra” nas mídias sociais,
com artistas falando sobre homofobia, “homossexualismo”, como se ser gay fosse
ter uma doença. Como você se posiciona sobre este assunto?
JORGE VERCILLO – Tenho tocado nos meus shows, em Recife,
Salvador, uma música minha chamada “Avesso”, que fala sobre uma relação
homossexual, em homenagem ao pastor Marco Feliciano, para ele aprender a virar
gente. Ele não é pastor nem de cabra nem de ovelha. O pastor é aquele que
direciona os animais a um local seguro. Não tenho nada a ver com a fé
evangélica, mas conheço muitos evangélicos. Os fiéis são pessoas muito boas, de
família, de amor, de querer bem, e esses falsos líderes só tem interesse no
cartão de crédito de vocês. Isso é um estelionatário, que ainda fica pedindo
senha! Acho que o Ministério da Justiça deveria sondar e averiguar essas
práticas. Vocês sabem que várias religiões não pagam impostos e isso tem que
acabar! Esses caras estão ficando milionários e falando besteira. Eu fui
acusado outro dia de satanismo, porque eu lancei um disco falando de ET e de
Blavatsky. Fui acusado também por ter colocado um símbolo egípcio! O que a
humanidade tem de bonito são as diferenças. Queria perguntar o seguinte: 80%
dos fiéis das igrejas são negros ou mestiços. Por que só a mitologia dos
negros, o candomblé, a umbanda, os orixás, é chamada de feitiçaria, de
bruxaria? Já frequentei centro espírita,
candomblé, acho a mitologia linda, não frequento mais. Mas acho que as
histórias, os arquétipos são lindos. Os orixás nada mais são do que forças da
natureza... e você falar que isso é bruxaria? Então a mitologia grega deveria
ser bruxaria, a mitologia nórdica também é bruxaria. Por que não é? Porque é a
mitologia dos anglo-saxões que comandam financeiramente esse mundo. Acho que é
um racismo incrível com o próprio fiel. Se vocês acreditam tanto em Deus, então
confiem em Deus, que todos somos irmãos, sejam heterossexuais, homossexuais...
Quem sabe Deus ou seus engenheiros geneticistas estejam formando uma nova
geração de homens mais femininos, mulheres mais fortes, de pessoas menos
bélicas, de seres humanos menos brutais, como essa geração que só faz guerra.
Esses pastores falam muito mais em demônio do que em Deus. Se isso existisse,
eles seriam os demônios.
DIVIRTA-CE – Você já se interessou por política, com tantos
artistas entrando nessa carreira, você tem vontade, para tentar mudar alguma
coisa?
JORGE VERCILO – Rapaz, na hora que eu quiser fazer isso, me
faz um favor: me interna! Eu acredito no
ser humano, eu não acredita na máquina. Essa estrutura que está armada é podre.
Você entrando em qualquer partido, de direita, esquerda ou centro esquerda, a
máquina é viciada. A máquina não gerencia a favor do ser humano e sim das
corporações.
DIVIRTA-CE – Você acha que o Brasil está preparado para
sediar uma Copa do Mundo?
JORGE VERCILLO – O Brasil está sendo obrigado a estar
preparado. Como diz o Jorge Mautner, o Brasil é um gigante que se fez de
invisível e agora está se mostrando. Segundo muitos antropólogos, sociólogos, o
Brasil tem a missão mundial de instaurar a paz e a aceitação mútua entre as
diferenças. Isso é maravilhoso, é muito simbólico esse momento para o país. O
Brasil não está preparado, as obras estão todas atrasadas. Tem gente que quer o
atraso das licitações, para virar uma coisa emergencial e gastar mais. Nem a
seleção brasileira está pronta (risos).
A tendência é que “leve um pau”. Mas acho bacana o mundo direcionar o
olhar para o Brasil, nós estamos podendo acrescentar de alguma forma. Eu,
sinceramente, não me vejo como brasileiro mais, me vejo como ser universal.
Cada vez precisamos assimilar esses conceitos, esses jovens que viajam o mundo
inteiro, tem amigos em todo o planeta. Mas estou esperançoso que essa Copa e
essas Olímpiadas deem certo e acho que todos nós sairemos ganhando com esses
eventos.
DIVIRTA-CE – Muitos casais adotam suas canções como tema do
romance. Recebe muitas propostas para shows em casamentos e outros eventos
particulares?
JORGE VERCILO – Conheço muita gente que minhas músicas
marcaram a vida, marcaram o relacionamento. Isso me orgulha demais. Mas eu não
me vejo como um romântico, me vejo como um artista transgressor, até
questionador, lançando um disco falando sobre Helena Blavatsky (Madame
Blavatsky foi uma escritora, filósofa e teóloga da Rússia, responsável pela
sistematização da moderna Teosofia e co-fundadora da Sociedade Teosófica),
questionando o amor atual.
O cantor é muito simpático e recebeu o DIVIRTA-CE no Hotel Iate Plaza Golden Tulip, no Mucuripe. Ao chegar em Fortaleza, o divulgador Vevé revelou que a primeira coisa que Jorge Vercillo fez ao pisar no hotel, foi tirar a roupa e dar um mergulho no mar do Mucuripe. Na piscina, onde aconteceu a entrevista, Jorge estava refrescando sua garganta com água e assoprando um tubo finlandês para aliviar suas cordas vocais... ele explica como funciona esse "tubo finlandês" no vídeo. Vejam!
Coluna VIP: convidado da semana, Jorge Vercillo se declara para a Bahia
Jorge Vercillo é carioca, mas tem forte ligação com Salvador. Em 2012, se apresentou quatro vezes na cidade. E também foi a Santo Amaro da Purificação, onde bateu papo com Dona Canô, a matriarca dos Velloso, que faleceu em dezembro. A conversa rendeu até uma música, Coragem, inspirada em uma frase dita pela mãe de Maria Bethânia e Caetano: “Ser feliz é pra quem tem coragem”. Ele também adorou o Carnaval por aqui.
Inclui o desfile no trio dos Filhos de Gandhy e um dueto com Ivete Sangalo entre seus momentos inesquecíveis. “Na Bahia, eu me sinto verdadeiramente no Brasil”, derrama-se. Aos 44 anos, casado e pai de dois filhos , Vercillo apresenta o programa Compositores Unidos, do Canal Brasil. Hoje, o cantor está de volta à capital baiana, para um show, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. E bateu um papo com a coluna. Confira.
UM MOMENTO INESQUECÍVEL...
Desfilar no trio dos Filhos de Gandhy, no Carnaval. Adoro ijexá! Outro, foi cantar Ela Une Todas as Coisas, a capela, com a Ivete (Sangalo), no trio dela.
UM MOMENTO QUE VOCÊ GOSTARIA DE ESQUECER
Já esqueci (risos)... Eu não fico preso ao passado, só olho para a frente.
O QUE MAIS TIRA VOCÊ DO SÉRIO?
Hipocrisia e ganância
O QUE MAIS RELAXA VOCÊ?
A natureza: praia tranquila e bosques. Praia do Forte, Imbassaí...
UMA MULHER BONITA
Angelina Jolie. Além do rosto lindo e lábios diferenciados, ela e Brad Pitt são de uma generosidade ímpar com o universo.
UM HOMEM BONITO
Brad Pitt. Além da simetria física, ele vive a generosidade universal com sua mulher, também linda, e seus filhos, genéticos e adotados.
QUAL A PIOR CRÍTICA QUE VOCÊ JÁ RECEBEU?
A pior crítica eu não me lembro (risos). Não tenho espaço na cabeça para coisa ruim. A não ser que a crítica seja construtiva. Aí sim, é muito bem recebida.
QUAL O MAIOR ELOGIO QUE JÁ RECEBEU?
Os direcionados às minhas músicas
O QUE ESTÁ TOCANDO NO SEU IPOD?
Querido Diário, de Chico Buarque
O QUE NÃO ENTRA DE JEITO NENHUM NO SEU IPOD?
Música ruim
NA SUA OPINIÃO, QUAL É O PIOR DOS SETE PECADOS CAPITAIS?
Para mim, não existe pecado. Vejo tudo isso como características transitórias em nosso longo caminho evolutivo. Mas o medo é o nosso pior inimigo. Ele é a raiz da ganância, violência, intolerância, possessividade...
O MELHOR DE SALVADOR
As pessoas, a natureza e a música boa que esse poderoso povo artístico sabe fazer, quando tem liberdade pra isso
O PIOR DE SALVADOR
Música ruim, que serve de atrativo para festas populares
UMA DICA DA CIDADE
Tem vários pontos e restaurantes ótimos, mas a energia que emana do mar, dos rios e das matas daí é incomparável. Na Bahia, eu me sinto verdadeiramente no Brasil.
Quem quiser concorrer a 2 pares de ingressos para Juazeiro
do Norte - CE --> Mande um Tweet com essas palavras com Hashtag: #LuardeSol
#JuazeiroDoNorte @jorge_vercillo
(As 2 frases com
maior número de Retweet ganharão 1 par de convites para assistir ao lançamento
do show Luar de Sol).
Leia o regulamento com atenção:
- As mensagens serão válidas apenas na rede social Twitter e
com as Hashtag: #LuardeSol, #JuazeiroDoNorte e @jorge_vercillo
- A promoção inicia-se as 15:30 hr do dia 18 de abril de
2013 (HOJE) e termina dia 19 de abril de 2013 (6ª Feira) às 17 hrs.
- Serão dois vencedor (os que terão o maior número de
Retweet) com direito a levar um acompanhante.
- A Posto 9 Música não dará qualquer tipo de locomoção para
os vencedores.
- Iremos contatar os vencedores por "Mensagens
Diretas" no Twitter.
- O show será no Verdes Vales Praia Park, dia 20 de abril de
2013, às 21h.
- Os internautas sorteados deverão comparecer no dia da
apresentação, com até cinco minutos de antecedência, munido do documento
original de identidade, para garantir seu acesso ao evento.
PROMOÇÃO JORGE VERCILLO EM SALVADOR
Rede social: Twitter
Quem quiser concorrer a 2 pares de ingressos para Salvador -
BA --> Mande um Tweet com essas palavras com Hashtag: #LuardeSol #Salvador
@jorge_vercillo
(As 2 frases com
maior número de Retweet ganharão 1 par de convites para assistir ao lançamento
do show Luar de Sol).
Leia o regulamento com atenção:
- As mensagens serão válidas apenas na rede social Twitter e
com as Hashtag: #LuardeSol, #Salvador e @jorge_vercillo
- A promoção inicia-se as 15:30 hr do dia 18 de abril de
2013 (HOJE) e termina dia 19 de abril de 2013 (6ª Feira) às 17 hrs.
- Serão dois vencedor (os que terão o maior número de
Retweet) com direito a levar um acompanhante.
- A Posto 9 Música não dará qualquer tipo de locomoção para
os vencedores.
- Iremos contatar os vencedores por "Mensagens
Diretas" no Twitter.
- O show será na Concha Acústica, dia 21 de abril de 2013,
às 21h.
- Os internautas sorteados deverão comparecer no dia da
apresentação, com até cinco minutos de antecedência, munido do documento
original de identidade, para garantir seu acesso ao evento.
"Vamos parar de intolerância", diz Jorge Vercillo em entrevista ao iBahia
Além de comentar sobre as declarações polêmicas do deputado Marco Feliciano, o artista também falou sobre o show que vai fazer na Concha Acústica
Carol Andrade (carolina.andrade@redebahia.com.br)
Com novo show marcado para domingo (21), Jorge Vercillo deve trazer um repertório de novidades e antigos sucessos para os fãs soteropolitanos na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
Músico, cantor e compositor, Vercillo contou ao iBahia que está em uma fase musical com mais sotaque brasileiro e falou um pouco sobre a polêmica que envolve o deputado e pastor Marco Feliciano sobre direitos humanos.
O show é baseado no CD e DVD 'Luar de Sol', gravado em setembro de 2012, em Fortaleza, mas também traz velhas canções já conhecidas pelo público. "Esse DVD mostra uma influência mais nordestina no meu trabalho", contou Jorge.
A música 'Face de Narciso', tema romântico da novela Flor do Caribe, da TV Globo, e a música 'Coragem', inspirada em Dona Canô, também não devem faltar. 'Sensível Demais', 'Me Transformo em Luar' e 'Arco-Íris' são alguns dos sucessos recentes do cantor e também integram o repertório do show.
Na música 'Arco-Íris', alguns fãs já aguardam a participação do filho do artista, Vínicius, que geralmente acompanha o pai para dançar, mas Jorge Vercillo contou que dessa vez ele não estará presente. "É uma pena, mas o Vinícius não pôde vir porque ele está em época de prova. Já que é uma música bem dançante, ele geralmente dança streetdance, faz um estilo Michael Jackson. Nós adoramos o Michael", justificou. E completou: "Dessa vez não vai dá, mas futuramente vou tentar trazer ele para cá".
"Esse DVD mostra uma influência mais nordestina no meu trabalho", revela Jorge Vercillo
Sobre as expectativas do show, Jorge Vercillo é só elogios. "Será um espetáculo bastante agradável e acho que a gente vai se emocionar bastante porque a Concha Acústica é um lugar maravilhoso, tem uma energia maravilhosa", disse. Ele também garantiu um momento surpresa para o novo show: "É um luau, eu junto os músicos no canto do palco e a gente faz um momento mais íntimo".
"A Concha Acústica é um lugar maravilhoso, tem uma energia maravilhosa"
Respeito às diferençasEm meio às declarações polêmicas do pastor e deputado Marco Feliciano, Jorge Vercillo é um dos artistas que se posiciona a favor do respeito às religiões e ao amor. Através das canções 'Avesso' e 'Verdade Oculta', o artista mostra naturalidade para falar dos temas.
"O fiel evangélico não deve ser misturado com o pastor que quer manipular exclusivamente por lucro. Esse é o caso, infelizmente, de vários pastores e líderes religiosos. O fiel não tem nada a ver com isso. Eu só peço para que os fieis evangélicos reflitam o porquê de a religião do negro ou a religião do índio ser sempre subestimada", disse.
Jorge Vercillo também comentou que está cantando a canção 'Avesso' nos shows inspirado em Marco Feliciano e contou o que incomoda em meio à esse assunto. "Sem as nossas diferenças, a raça humana é muito sem graça. Me desagrada muito ver pessoas de uma religião, líderes, desfazendo a cultura dos outros, chamando de feitiçaria e subestimando", explicou. "Também acho uma falta de educação querer mandar na opção sexual dos outros. Vamos parar de intolerância e falar coisas que interessam", encerrou.
Jorge Vercillo - Luar de SolQuando - 21 de abril, domingo, às 19h
Onde - Concha Acústica do TCA
Valor - R$60 (inteira) e R$30 (meia)
Vendas - Bilheteria do TCA e SACs dos shoppings Barra e Iguatemi
Jorge Vercillo esteve nesta quinta feira 11/04 divulgando seu show em Recife, que acontecerá no dia 13/04.
Confira as entrevistas: CHAT Diário de Pernambuco:
Comentário de Joana :
Bem-vindo mais uma vez ao Recife! Você diria que o Recife tem um dos seus
principais públicos? Percebe-se que você vem muito aqui...
Vercillo: Boa tarde, Joana! Eu também adoro cantar aqui.
Essa paixão é mútua.
Comentário de Daniela :Sou sua super super fã. E quero ouvir
seu novo disco. Porque ainda não chegou nas lojas?
Vercillo: Daniela, esse DVD tá demorando demais. Eu também
acho. risos! Como foi gravado num lugar e editado em outro, leva um pouco mais
de tempo para acertar tudo. Mais em maio finalmente estará nas lojas.
Comentário de Pedro (casa amarela) :Jorge vc gosta mais do
que no Recife?
Vercillo:Olá Pedro! Posso falar da geografia, das praias, e
etc. Mas com certeza o que eu mais gosto é do povo!
Comentário de Rafael Pimenta Jr. :você tem vontade de fazer parceria com
algyum cantor e banda do Recife?
Vercillo: Oi Rafael, na verdade já faço. Sou muito amigo do
Lenine, Lula Queiroga, e um dos meus parceiros mais frequentes é o Dudu Falcão,
pernambucano que mora no Rio, e está fazendo um programa de música comigo no
Canal Brasil, o C.U, "Compositores unidos".
Comentário de Romero :Jorge, Recife seria um local a ser
colocado em pauta para um próximo DVD?
Vercillo:Oi Romero. Com certeza Recife é um excelente local
para um DVD. Fui convidado pelo Canal Brasil e pelo governo do estado a fazer
esse show em Fortaleza, que virou um DVD.
Comentário de JOSSANIA :BOA TARDE JORGE . SOU DE JOAO PESSOA
EU NEM ACREDITO QUE VC ESTA BEM AQUI DO MEU LADO. ADORO VC A PARAIBA TE AMA E
EU TB.
Vercillo: Oi Jossania, eu também adoro João Pessoa e toda a
Paraíba. Nesse DVD gravei "Olhos de nunca mais", uma parceria minha
com o conterrâneo seu, o grande poeta Bráulio Tavares.
Comentário de Verittcha Rodrigues : Jorge, o programa
Compositores Unidos já é o mais visto no Canal Brasil! Você já tem idéias de
quantas temporadas já estão previstas?
Vercillo: Verittcha querida, teremos ainda mais duas
temporadas. Essa com Roupa Nova, Danilo Caymmi e cia., e a outra que gravamos a
pouco tempo, com Milton Nascimento, Luis Melodia, Tico Santa Cruz, A cor do
som, e etc.
Comentário de Romero : Gostaria de parabeniza-lo pelo
Programa.. Pela Iniciativa de produzir algo que mostre um pouco da nossa
riqueza musical e abra espaço para grandes compositores mostrarem sua cara e
seu talento.. Sei que você grava o programa na sua casa. Não seria uma ideia
para um futuro breve leva-lo para romper as fronteiras do Rio e grava-lo em
outros locais pelo Brasil?
Vercillo: Sim, Romero.
Acho que o programa deve ganhar asas e se expandir pelo Brasil a
fora. Precisamos é de mais estrutura
financeira, pois tudo que é feito ali é exclusivamente por amor à Arte. Ninguém
ganha nada. risos!
Comentário de Sandra Lucena :Jorge, vc tem vontade de fazer
parceria com bandas que fogem um pouco a teu estilo? Pagode, funk, por aí...
Vercillo: Oi Sandra Lucena, eu até gostaria de fazer
parcerias com esses estilos, se o nível musical fosse melhor. Não posso
generalizar, mas na média, o nível musical está muito ruim.
Comentário de Verittcha Rodrigues : Jorge, soube que você
fará uma participação no DVD do Beto Dourah, dia 7/05 e que vocês cantaram,
além de Celestes, uma nova música, parceria dos dois. É isso mesmo. E o Beto
Dourah, não seria uma ótima pedida para os C.U.?
Vercillo: Verittcha, o Beto é uma pedida sim. Não só ele,
como Junior Meireles, Paulo Façanha, Zé Ricardo, e etc. Mas respondendo a sua
primeira pergunta, fizemos sim uma parceria inédita para esse DVD do Beto.
Comentário de Walter Eudes : Cumprimentos ao artista,
parabéns pelo sucesso da carreira profissional consagrada. Esta vc. Jorge, com
alguma novidade em vista na sua obra?
Vercillo: Oi Walter, as novidades são o DVD Luar de Sol, o
programa de música na TV e essa
Comentário de MPereiraNeto : Olá Jorge Sou de Campina Grande
e vou participar do Show ai em Recife. Qual a possibilidade de fazer show na
Paraíba? Estamos com saudades!
Vercillo: MPereiraNeto, quero muito cantar em João Pessoa. O
problema é a atual falta de locais. Pelo menos é isso que dizem ao meu
escritório.
Comentário de Adolfo : Jorge, primeiro é uma honra e enorme
prazer vê-lo novamente no Recife. Gostaria de parabenizá-lo pelo belíssimo DVD
que será lançado agora. Um setlist (só faltaram as músicas "Por nós"
e "Caso Perdido") de primeira, fotografia maravilhosa, e essa banda
que é um show à parte. Parabéns mesmo!! A respeito do show aqui em Recife,
sábado, o público pode esperar alguma surpresa?
Vercillo: Oi Adolfo, esse DVD traz 31 músicas, justamente
pela intensão de cobrir o pedido de todos. Mas nunca dá. Risos.
Comentário de Romero
: Jorge, sei que além do fim de tarde, da praia, a natureza, alguns
locais te inspiram muito nas suas maravilhosas composições. Noronha foi um
deles! Recife te inspira da mesma forma? Já chegou a criar alguma coisa quando
estava por aqui?
Vercillo: Romero, ontem mesmo à noite, correndo pela praia,
criei alguns versos. Na verdade estou sempre tentando compor. Em Noronha
fizemos "Acendeu", que é muito especial para mim.
Comentário de O seu nome : Salve Jorge! Conta um pouco
história da música Luar de Sol. Foi composta no Nordeste?
Vercillo: Sim. A primeira frase eu ouvi de uma fã daqui do
Nordeste: "Eu tô pensando em tu que só". Isso eu só ouviria aqui!
Comentário de Renan : Muitos artistas da MPB, inclusive
Caetano Veloso, manifestaram-se contra as declarações polêmicas de Bolsonaro e
Marcos Feliciano. Qual a sua posição em relação as declarações polêmicas e ao
movimento LGBT em si?
Vercillo: Oi Renan, Torço muito para que pessoas
maravilhosas e de bom coração, que são evangélicos, percebam o quanto antes a
maldade destes pastores que só pregam ódio, intolerância e discriminação. Se
existisse demônio, eles seriam os próprios. Só acho que os fiéis das igrejas
evangélicas não merecem serem representados por esse tipo de postura. Pra mim,
esses senhores são iguais aos fundamentalistas do Islã.
Comentário de Walter Eudes
: Jorge, tu vês muita diferença de hoje em dia e duas ou três décadas
atrás em relação ao Nordeste e Sul e Sudeste quanto a infraestrutura de shows a
grandes públicos?
Vercillo: Walter, não vejo. O Nordeste é a região que mais
cresce no PIB nacional. Viva!!
Comentário de Paulo Augusto
: Oi Jorge. Sou muito seu fã, moro no Rio de Janeiro, acho seu trabalho
de extremo bom gosto, mas acho que vc aparece muito pouco ou quase nunca na
midia televisiva. a que motivo você atribuiria este fato?
Vercillo: Oi Paulo Augusto, apareço pouco porque nas opções
que se têm, nem sempre temos espaço pra falar do que é relevante. Eu lamento
muito de não poder me aprofundar em certos assuntos na maioria dos lugares.
Informação essa que poderia ajudar a milhares de pessoas em suas vidas
pessoais. Talvez um dia chegue o momento.
Comentário de Julia: Você segue alguma religião?
Vercillo: Julia, nós somos grandes demais para seguir apenas
uma filosofia. Eu diria que aprendo um pouco com todas as religiões. Inclusive,
com os ateus também. Isso não quer dizer que não perceba a presença do Amor
Universal em tudo.
Serviço:
Os ingressos para o show custam R$ 80 e R$ 40 (meia-entrada), Mesas R$480 à venda no site www.ticketagil.com.br e nas lojas Vagamundo e Passadisco. Quem abre o show de Vercillo é a banda pernambucana Novos Bossais, que faz uma mistura de brega com MPB. Mais informações: 3033-4747.